Objetivo de carteiras financeiras flutuantes onde o GSP Banco de Ativos e Desenvolvimento Social atua.

O mercado financeiro é um ambiente bastante amplo e, por isso, acaba gerando uma série de dúvidas quanto ao seu funcionamento. No segmento das instituições bancárias, uma das principais dificuldades da maior parte das pessoas é conseguir identificar os tipos de bancos presentes no mercado brasileiro diante de tanta variedade.

Os bancos de investimentos, por exemplo, ainda são desconhecidos por muita gente, que não compreende muito bem o funcionamento destas instituições e os principais serviços oferecidos por elas. Por isso, no artigo que o GSP Banco de Ativos e Desenvolvimento Social, você entenderá de uma vez por todas o que é um banco de investimentos em ativos e o que é considerado ativos e conhecerá as principais características e vantagens deste tipo de banco para os investidores.

O que é um banco de investimentos?

Para entender melhor o que é um banco de investimentos é preciso compreender o papel das instituições bancárias no mercado financeiro. Bancos nada mais são que intermediários financeiros, regulados pelo Banco Central (BACEN), que têm como principal objetivo a captação de recursos de investidores, visando emprestá-los para quem precisa – sejam empresas ou pessoas físicas.

De acordo com definição do próprio BACEN, os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento de atividades produtivas e de administração de recursos de terceiros. Estas instituições devem ser constituídas como sociedades anônimas e devem trazer, em sua denominação social, a expressão “Banco de Investimento”.

Em outras palavras, diferentemente de outros tipos de banco, o foco dos bancos de investimentos em ativos – como o GSP Banco de Ativos e Desenvolvimento – está em oferecer soluções de investimentos para pessoas físicas ou jurídicas e fomentar o investimento nas mais diversas formas. Um banco de investimentos pode também prestar assessoria e financiamento em operações de fusão, reestruturação ou aquisição de empresas, além de oferecer seus serviços em lançamento de uma empresa na bolsa (IPO).

Quando surgiram os bancos de investimentos?

O termo “Investment banking” – ou banco de investimentos – ganhou força no mundo após a Grande Depressão, em 1929, quando uma lei norte-americana implementou a distinção entre bancos de investimentos, bancos varejistas e bancos comerciais. No Brasil, a regulamentação dos bancos de investimentos ocorreu na década de 1960.

Atualmente os bancos de investimentos são considerados importantes pilares do sistema financeiro nacional e mundial.

O GSP Banco de Ativos e Desenvolvimento esta a 6 anos implantando esta metodologia no mercado interno brasileiro, por ser um produto novo, ainda lidamos com certas desconfianças e receio por parte dos investidores. O JP Morgan, Goldman Sachs, Citigroup, entre outros também estão abrindo carteira para esta área, porque a nossa visão também esta despertando interesses aos oligopólios de bancos mundiais.

Banco de investimentos x Banco comum

As definições dos tipos de bancos que atuam no mercado financeiro podem confundir muita gente, resultando em uma grande dificuldade de distinguir o que são bancos de investimentos e o que são bancos múltiplos ou comerciais. Para evitar problemas, no entanto, é fundamental que o cliente compreenda as principais diferenças entre os bancos de investimentos e bancos comuns.

Segundo definição do BACEN, um banco comercial é uma instituição pública ou privada que tem como objetivo proporcionar recursos para financiar o comércio, a indústria e outras empresas, além de pessoas físicas em geral. A captação dos bancos comerciais acontece por meio de depósitos à vista.

Já os bancos múltiplos – que representam a maior parte das instituições bancárias presentes no Brasil – são instituições que possuem ao menos duas carteiras (normalmente comercial e de investimentos). Bancos múltiplos com carteira comercial também podem receber depósitos à vista.

Os bancos de investimentos, por sua vez não podem oferecer captação de depósito à vista – ou seja, não oferecem conta corrente nem caderneta de poupança aos seus clientes. Os recursos são captados por meio de depósito à prazo, por meio de repasses de recursos externos e internos e a venda de cotas de fundos de investimento.

Quais serviços são oferecidos pelos bancos de investimentos?

As operações e serviços oferecidos pelos bancos de investimentos no Brasil seguem as regulamentações do Banco Central. Entre os principais serviços ofertados por este tipo de banco estão a assessoria financeira, administração de capital de terceiros, administração e venda de cotas de fundos de investimentos, entre outros.

Para quem busca uma instituição bancária com know-how em investimentos e gestão de recursos para realizar seus investimentos, por exemplo, a decisão de escolher um banco de investimentos ao invés de um banco múltiplo pode ser bastante assertiva e gerar resultados positivos no curto, médio e longo prazo.

Isso ocorre porque, como você já sabe, o foco principal dos bancos de investimentos é a oferta de soluções de investimentos aos seus clientes. E é justamente esta competência e especialização do banco em um determinado segmento – neste caso, no segmento dos investimentos em ativos por plataforma de liquidação – que pode fazer a diferença para o cliente que procura uma instituição  financeira para realizar seus aportes.

Como escolher um banco de investimentos?

É sempre importante lembrar que, para tomar decisões adequadas ao seu perfil enquanto investidor e em linha com seus objetivos, você deve contar com uma boa plataforma e assessoria de investimentos gabaritada. Escolher um banco de ativos e de desenvolvimento social conceituado e com expertise comprovada pode lhe ajudar a encontrar as melhores opções de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal.

DESCRITIVO DE ATIVOS

O GSP Fomento Mercantil explica neste texto como é aplicado em custodia de compensaçao e liquidaçao de ativos.

O entendimento é a base de conhecer que ativos não são cash/dinheiro e podem ser usados como moeda de troca/transaçao e são comumente conhecidos como qualquer coisa com um valor que represente recursos econômicos ou posse, que possa ser convertido em algo de valor, como dinheiro. Ativos financeiros são ativos líquidos intangíveis, como depósitos bancários, obrigações e ações, cujo custo é derivado de uma afirmação contratual do que eles representam. Diferentemente de propriedades ou commodities, eles não são ativos físicos tangíveis – seu único aspecto fisicamente existente é o papel da documentação.

EXPLICANDO ‘Ativo Financeiro’

Como ativos financeiros são intangíveis, eles não têm presença física, salvo o documento que registra a posse do ativo. É essencial que os documentos e certificados que representam esses ativos financeiros não tenham valor intrínseco até que ele seja convertido em dinheiro. O documento certificando a posse tem valor derivado do valor do ativo representado. Independente do fato de que ativos financeiros não existem fisicamente, eles ainda são registrados no balanço patrimonial para representar o valor contido nos mesmos.

Tipos de Ativos Financeiros

Tipos comuns de ativos financeiros incluem certificados, obrigações, ações e depósitos bancários.Um certificado de depósito (CD) é um acordo entre um investidor e um banco, no qual o investidor concorda em manter uma dada quantia de dinheiro depositada no banco em troca de uma taxa de juros garantida. O banco pode oferecer juros maiores, pois o dinheiro permanecerá intocado por um intervalo de tempo definido. Se o investidor retirar o CD antes do fim do prazo no contrato, ele(a) perderá os rendimentos dos juros e estará sujeito(a) a penalidades financeiras.Outro tipo popular de ativo financeiro são os títulos e obrigações, geralmente vendidos por empresas ou pelo governo para financiar projetos a curto prazo. Um título ou obrigação é um documento jurídico que registra o quanto de dinheiro o investidor emprestou ao tomador do empréstimo e quando esta quantia deve ser paga de volta (somados os juros), além da data de maturidade do título ou obrigação.As ações são o único tipo de ativo financeiro que não tem uma data de término acordada. Investir em ações confere ao depositante uma parcela da posse de uma empresa e uma fração dos lucros e prejuízos da mesma. Ações podem ser mantidas por qualquer intervalo de tempo, até que o detentor das mesmas decida vendê-las a outro investidor.

Prós e Contras dos Ativos Financeiros

A função principal dos ativos financeiros, discutidos acima, é o processo de geração de renda. A capacidade de produzir uma renda estável no processo de investimento ou operação de atividades é uma característica-chave do ativo financeiro.É importante entender que os valores envolvidos no uso de ativos têm relação direta com o fator de liquidez. Estamos falando do princípio de que os ativos devem ser líquidos, isto é, você pode convertê-los em dinheiro ao valor justo de mercado. Esta característica é muito importante, pois ela garante a reestruturação de empreendimentos sob condições adversas.Ativos financeiros como contas correntes, contas de poupança e contas de mercado monetário são facilmente convertidos em dinheiro para pagar contas e cobrir necessidades financeiras domésticas, como serviços hidráulicos. Investimentos mal planejados em ativos ilíquidos podem resultar em falta de dinheiro e uso de cartões de crédito de juros altos para cobrir despesas, inevitavelmente levando ao aumento de dívidas e afetando negativamente o estado financeiro geral do investidor. Em caso de ações, o investidor deve vender a ação e aguardar a data de liquidação para receber o dinheiro. Vale a pena ter outro ativo financeiro disponível para casos de emergência.Por outro lado, manter dinheiro em contas de poupança resulta em maior preservação de capital. Todos os riscos financeiros relacionados a contas bancárias em todas as instituições financeiras são tipicamente cobertos pela Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), que faz o seguro de depósitos contra perdas. Mais investimentos em ativos líquidos dão ao investidor a oportunidade de comprar ativos agressivos, como imóveis ou negociar no mercado Forex com maior confiança.Apesar de contas correntes e contas de poupança serem classificadas como ativos líquidos, elas têm retorno sobre investimento mais limitado. CDs e contas de mercado monetário, por outro lado, restringem saques por meses ou anos. Quando as taxas de juros caem, CDs retiráveis são geralmente retirados e os investidores têm que movimentar seu dinheiro para investimentos de retorno potencialmente menor. Distribuir porções do seu dinheiro entre diferentes tipos de investimentos pode ser vantajoso se alguns deles não derem resultados. Cada tipo de investimento tem seus próprios riscos e recompensas potenciais. Ao possuir uma variedade de investimentos diferentes, você diversifica vastamente o seu portfólio, algo que vale a pena fazer a fim de minimizar os riscos que você assumiria se colocasse todo o seu dinheiro em um único tipo de investimento.

Parceria – Origin Invest – GSP Banco

Presentation to Citibank by our business partner Origin Invest Ltd. To raise funds and investments and consolidate a credit line.

To see the complete presentation click here

 

Apresentação feita ao Citibank pelo nosso parceiro de negócios Origin Invest Ltd. Para a captação de recursos e investimentos e consolidação de uma linha de crédito.

Para ver a apresentação completa clique aqui

 

Important Communiqué | Informação Importante

 

English:

THE GSP BANCO DE FOMENTO MERCANTIL, hereby, makes the statement to its clients and to those who may be interested in, that due to the activities of fraudulent scheme agents who have created a website and are pretending to be us. Our official website address is:

https://gspholding.com.br/site/gspbanco/, of which any other website reference is a fraudulent scheme activity.

We also notify that the person whose name is Mr. Miguel Angel Torres Atencio, passport number 1975441, does not perform any assistance activity at  this company any longer, in accordance with the document available, taking into the consideration that he had been performing his activities without the authorization from the GSP BANCO DE FOMENTO MERCANTIL Board of Directors, and the person with the  name  Tai Vo, has never belonged to the GSP Banco as the representative on the operative board from the BANCO DE FOMENTO MERCANTIL.

We request that any individuals who receive any documents or offers from the above-mentioned person,  to immediately notify the legal authorities. We are always available to assist you with the landline +55 62 3534 2007, and on the address at Avenida Deputado Jamel Cecílio Qd B22, Edificio Businnes Stilo, Jardim Goiás, Zip Code 74810-100, Goiânia, Brazil.

Português:

O GSP BANCO DE FOMENTO MERCANTIL, vem por meio deste comunicado, informar aos seus clientes e a quem possa interessar que em virtude de atividades de golpistas que criaram um site e estão se passando por nós cujo endereço eletrônico oficial é:

https://gspholding.com.br/site/gspbanco/, que qualquer outro endereço diferente trata-se de uma tentativa de golpe.

Informamos também que a pessoa de Miguel Angel Torres Atencio, portador do Passaporte numero 1975441, não trabalha mais junto a essa empresa, conforme documento, visto que o mesmo estava desempenhando suas atividades sem a autorização do quadro de diretores do GSP BANCO DE FOMENTO MERCANTIL. Informamos também que a pessoa de nome Tai Vo, nunca pertenceu ao quadro de representantes da GSP BANCO DE FOMENTO MERCANTIL.

Solicitamos ás pessoas que receberem qualquer documentos ou ofertas das pessoas acima citadas comuniquem imediatamente as autoridades. Estamos sempre a disposição no telefone +55 (62) 3534 2007 , e no endereço na Avenida Deputado Jamel Cecílio Qd B22, Edificio Businnes Stilo, Jardim Goiás, CEP 74810-100, Goiânia, Brasil.